xLance em Python

xLance em Python

Considerando a dificuldade de instalar Gtk2Perl em Windows (não que eu use Windows, mas quero fazer softwares que sejam úteis para mais pessoas, mesmo que os softwares sejam simples e mínimos como os que faço, além do mais pode ser necessário fazer GUI para Windows onde trabalho...); e também a falta de uma distribuição com uma licença minimamente adequada do Perl para Windows (até hoje só encontrei o ActivePerl), comecei a estudar Python com interface tkinter (baseada no Tk).

O Python oferece instalador para Windows, que já vem com suporte a Tkinter. Ou seja, se eu faço um software em Python/Tkinter, é fácil rodá-lo lá também. Apesar do visual tosco que esses softwares adquirem, o que me importa hoje é a portabilidade (e ser uma boa linguagem de script também, nem me venham querendo empurrar Java...).

O primeiro teste com estas tecnologias foi a tentativa de refazer o simulador de lance de dados xlance, que faz tempo que fiz em Perl+Gtk (e recentemente atualizei para usar Gtk2). Vejam na imagem como ficou.

Ainda está incompleto: não sorteia nada, só números, nem lida com arquivo de configuração ainda. Mas é um começo e mostrou que a idéia de mudar pra Python/Tkinter pode mesmo ser uma boa.

Baixe o Python se quiser testar o xlance 0.11. Desta vez ainda está em apenas um arquivo de pouco mais de 100 linhas. Numa próxima versão mais completa, eu refaço pacote e coisa e tal...

AnexoTamanho
Plain text icon xlance.py_.txt660 bytes
Avalie: 
No votes yet

Comentar