Técnicas de Acessibilidade, de Jalves Nicácio

Jalves foi um colega de faculdade quando cursei Computação na UFAL. Um amigo de debates mais variados em torno de assuntos ligados a tecnologia (ou não). Lembro bem quando ele trabalhava na biblioteca do SENAI, já depois da UFAL, e que eu muitas vezes visitava para podermos trocar ideias.

Há alguns anos ele fechou uma parceria com a Edufal que resultou em algumas coisas interessantes. Todas girando em torno da Acessibilidade:

  1. A mudança do site da editora, para que se tornasse acessível;
  2. Um livro ensinando a navegar com leitores de tela. Um livro em Braille;
  3. Um manual ensinando como ajudar a criar uma web acessível.

Percebem a grandeza da coisa? Primeiro, preparar o site para ser acessado por deficientes visuais. Depois, um manual voltado para os deficientes visuais ensinando-os a navegar, não apenas no site da editora, obvio. E, para fechar, um manual para desenvolvedores web, de modo a incentivar que se crie uma rede para todos.

Ele cumpriu com a missão e fez os três. Só este ano, porém, eu pude ler o seu livro técnico, que consistia no terceiro estágio desse processo: Técnicas de Acessibilidade - Criando uma web para todos.

O livro traz o básico sobre HTML e acessibilidade e então vai apresentando - com alguns exemplos - conceitos de semântica e pequenas, mas eficientes, ações práticas.

Também deve ser ressaltado que o livro traz uma leitura leve, objetiva e de linguagem simples. Apesar de não se aprofundar muito (nem é o objetivo da obra), é um excelente começo para quem quer entender por que os sites precisam mudar; e quer um guia, um norte com dicas de como começar.

Se quiser lê-lo, mais um ponto bacana: além da versão impressa lançada pela Edufal, o Jalves publicou em seu blog o PDF do livro para download!

Espero que sua carreira como autor de obras técnicas não pare por aqui e que vejamos breve novos manuais do grande Jalves.

TítuloTécnicas de Acessibilidade - Criando uma web para todos
AutorJalves Mendonça Nicácio
EditoraEdufal
GêneroTécnico
Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar