O Porco Filósofo

O Porco Filósofo

O Porco Filósofo - 100 Experiências de pensamento para a vida cotidiana. Escrito por Julian Baggini, este livro reune 100 desafios mentais, desafios que não pedem uma resposta, pedem apenas que pensemos a respeito. No espírito filosófico, procuram fazer o leitor passar a questionar certas coisas e, especialmente o leitor leigo no âmbito filosófico, a expandir um pouco seus horizontes.

Quando a Filosofia era um caminho mais próximo dos problemas reais do mundo, mais próxima das pessoas, as coisas eram bem diferentes. Aparentemente, a Filosofia sofre do mesmo academicismo que outras ciências, tentando separar seus estudiosos da vida mundana, especialmente ao discutir sobre a linguagem e sobre si própria.

Talvez seja mesmo necessário que a Filosofia siga esse caminho, mas o que se perde é o contato com a sociedade, com a realidade.

O Porco Filósofo é um livro muito leve e divertido de ser lido. Como é dito logo nas primeiras páginas, experiências de pensamento são criações mentais de determinadas situações, elimnando elementos cotidianos para focarmos apenas certos aspectos (o objeto de análise), por vezes levando-se situações a extremos para que possamos pensar melhor a seu respeito.

O livro traz cem dessas experiências de pensamento, algumas inspiradas em autores clássicos, outras totalmente novas (ou quase isso), algumas até inspiradas em obras de ficção científica. É este o caso da experiência inspirada no boi que aparece no Restaurante do Fim do Universo, de Douglas Adams, um novilho que sabia que ia ser devorado e não tinha qualquer queixa a esse respeito, pelo contrário, gostaria de sê-lo. Esta situação, em especial, inspirou a experiência de pensamento do porco que quer ser comido, que deu, inclusive, nome ao livro.

Vale realmente a pena ser lido. Foi-me indicado por um amigo professor de Filosofia (Stanley) e devo dizer que realmente vale a pena! Conheçam-no!

Special: 
Avalie: 
Average: 4 (1 vote)

Comentar