Lançado Trisquel 4.5

Trisquel é uma distribuição GNU/Linux que tem o compromisso de trazer apenas software livre. Derivada do Ubuntu, mas tirando os pedaços não-livres que o Ubuntu tem, ela nasceu entre os galegos e está cada vez mais forte.

A Free Software Foundation já apiou o Debian no passado. Hoje, de umas 200 distribuições ativas, a FSF só recomenta umas dez. A Trisquel é, atualmente, a favorita. Tanto é que o cartão-pendrive que opcionalmente se recebe ao se filiar à FSF vem com o Trisquel GNU/Linux instalado.

Pois bem, hoje saiu a versão 4.5 (codinome Slaine) desta distribuição (que é a que eu venho utilizando em casa). Aqui, a nota de lançamento traduzida:

Nossa versão mais recente já está pronta para download. Ela inclui diversas atualizações, além de uma revisão no processo de desenvolvimento - scripts e jaulas (leia sobre jaulas nos comentários) de compilação - que foram bastante atualizados de modo a simplificar a automação. Esses melhoramentos tornam mais fácil aplicar as mudanças aos pacotes originais, de modo que o resultado é muito mais polido.

Além das várias correções, Slaine vem com um novo gerenciador de inicialização para as imagens live, um instalador melhorado que mostra ao usuário alguns pontos fortes do projeto, e novos programas como o cliente de desktop remoto Remmina, o cliente de redes sociais Gwibber e a ferramenta de backup Deja-dup. 

O navegador web recebeu diversas mudanças para melhorar sua velocidade - habilitando pipeline e outros métodos -, privacidade - bloqueando cookies de terceiros e usando o Duck Duck Go como ferramenta de busca, em sua configuração inicial -, e usabilidade - o plugin preinstalado FlashVideoReplacer permite assistir videos do YouTube, Vimeo e muitos outros. Essas melhorias têm sido feitas também para a versão 4.0 LTS.

Trisquel 4.5 Slaine toma como base o Ubuntu 10.10, e como sempre contém apenas Software Livre. Os principais pacotes incluem:

  • Linux-libre 2.6.35

  • Xorg 7.5

  • GNOME 2.32

  • Navegador web basado no Mozilla Firefox 3.6.15

  • OpenOffice.org 3.2

Uma das importantes melhorias desta edição é a disponibilidade de um controlador Nouveau experimental para placas gráficas NVIDIA, permitindo o uso de aceleração 3D com uso de software totalmente livre. Ainda que seu funcionamento seja prometa muito, pode haver um pouco de instabilidade com algumas placas, portanto está desativado por padrão. Pode ser ativando simplesmente clicando-se aqui.

Como é habitual, Slaine está disponível em versões para 32 e 64 bits, e sendo uma edição STS, suporte será fornecido por um ano. Os usuários do Trisquel 4.0 LTS podem escolher entre continuar utilizando essa versão - que inclui suporte até 2013 - ou atualizar para a 4.5 usando o gerenciador de atualizações. Para que o sistema ofereça esta possibilidade, você precisa configurar o programa "Origens do Software" para que mostre "Edições normais" ao invés de "Só edições com suporte de longa duração". Os cartões de sócio da FSF passarão a utilizar esta nova versão do Trisquel, substituindo o Trisquel 4.0.

Você pode contribuir com o projeto baixando as imagens iso e compartilhando-as através de bittorrent. Também pode ajudar comprando material em nossas lojas, fazendo uma doação, ou se tornando um sóocio.

Nos próximos dias lançaremos também a edição 4.5 mini, assim como uma atualização incremental para a série 4.0 LTS.

O lance de associação ainda está sendo trabalhado...

Avalie: 
No votes yet

Comentários

imagem de vlademir

Olá, Cárlisson."Jaula de Compilação" se refere a contrução de ambientes restritivos para desenvolvimento, utilizando o "change root directory" ('chroot'), no qual pode-se colocar sistemas operacionais ou pacotes para desenvolvimento, evitando que eles tenham acesso ao sistema principal.Há inclusive conjuntos de ferramentas para isso: 'jailkit'.Não sou conhecedor do processo de criação de "Jaulas de Compilação", porém já tinha me deparado com essa expressão outras vezes e entendi a que se refere, entretanto não sei se no jargão informático do Brasil haja uma expressão diferente para isso.Espero ter ajudado.Abraço.

imagem de bardo

Valeu, cara! Bom esclarecimento. :-)

Comentar