Gnuzilla está solto

Já faz quase uma semana que notei a mudança no Debian Etch do Mozilla Suite para o IceApe. Por falta de tempo, terminei não conseguindo falar nada a respeito aqui no blog.

E não é que de ontem pra hoje no Debian Etch o Firefox foi substituído pelo Iceweasel?

Já faz algum tempo que foi noticiada no BR-Linux a criação do Iceweasel como forma de usar o Firefox minimamente modificado (a Mozilla Foundation não permite mudanças no Firefox mantendo o nome. "É Software Livre - mude se quiser - mas se mudar, escolha outro nome e não chame mais de Firefox")

Pois bem, o Gnuzilla (veja logotipos propostos) já está funcionando e os três projetos aparentemente já substituem seus equivalentes no Debian Etch:

  • Iceweasel - substitui o Mozilla Firefox;
  • Icedove - substitui o Mozilla Thunderbird;
  • IceApe - substitui o SeaMonkey (antigo Mozilla Browser).

Quem será o próximo? Bugzilla virará Icebeatle? Sunbird virará Icecream? :-P

Apesar de se parecer com a situação do OpenOffice.org e BrOffice.org, é um tanto diferente o que acontece. O que a Mozilla Foundation está fazendo é o mesmo que a RedHat fez no passado, onde a CentOS era a distribuição derivada.

Embora coisas assim sejam negativas para a divulgação dos projetos (um mesmo projeto com mudanças sutis e nomes totalmente diferentes), considero que seja extremamente justa sua criação e manutenção, enquanto a Mozilla mantiver tal postura.

E por falar em Mozillas, saiu o SeaMonkey 1.1.

Avalie: 
No votes yet

Comentar