Fontes True Type gratuitas

Não é raro precisarmos de uma fonte diferente para fazermos algum trabalho gráfico. Não importa que Sistema Operacional você use, certamente ele já vem com algumas dezenas de fontes. Nem sempre é o bastante.

Felizmente não é difícil encontrarmos fontes na Internet. Eu conheço, em especial, um conjunto bacana de repositórios de fontes ttf e gostaria de compartilhar isso com vocês.

  • Better Fonts - Não sei quantas tem, mas também tem muitas
  • Blambot - Fontes para quadrinistas. Algumas gratuitas, outras restritas, mas são muito boas. Sugestão do Pensador Louco.
  • Dafont - Mais de 18.000 fontes, com informação de licença (incluindo Domínio Público e GPL)
  • Fontex - Também não sei quantas tem.
  • Netfontes - Mais de 10.000 fontes, site em português. Tem opção de criar logotipo pelo próprio site.
  • Web Page Publicity - 6.500 fontes, com link direto para as fontes, sem muita informação.

Para instalar uma fonte em GNU/Linux, basta criar a pasta .fonts no seu diretório pessoal (caso ainda não exista) e jogar as fontes lá dentro. Geralmente os programas precisam ser reiniciados para que reconheçam as novas fontes. Caso mais pessoas usem seu computador e você deseje que todos os usuários tenham acesso às novas fontes, basta colocá-las no diretório /usr/share/fonts/truetype/ como root.

P. S.: Imagem do post: Typography at CEDIM, por sincretic.

Avalie: 
No votes yet

Comentários

imagem de Pensador Louco

Muito bom, obrigado pelas dicas de fontes. Tem também o Blambot (especializado em fontes de quadrinhos, onomatopéias e etc.) que tem várias fontes gratuitas (outras tantas pagas).

 

Grande abraço. 8)

imagem de bardo

O Blambot não conheci, vi agora. Eles tem poucas fontes, mas são muito bonitas e, como é a proposta deles, para quadrinistas. Valeu pela dica! Adicionei no post.

Abraço

Comentar