F-Droid - Repositório livre para Android

Já faz uns meses que estou com um tablet rodando Android. Trata-se de um tablet de 7" muito útil. O problema que identifiquei foi a duração da bateria, mas com um ajuste de brilho e uma desativada do wi-fi (quando a questão é somente para ler conteúdo offline), até que resolve bem o problema. O wi-fi funciona muito bem.

Para instalar programas no tablet, existe o recurso App Market, equivalente ao da Apple. Ele exige um cadastro, mas os programas podem ser instalados gratuitamente (nem todos, creio eu, mas a maioria). De qualquer forma, é um saco ter que se cadastrar e lembrar a senha. Além do mais, a quantidade de programas que me apareceu era bem limitada, provavelmente devido à versão do Android ser mais antiga (o meu irmão comprou também um tablet exatamente do mesmo modelo, mas que veio com uma versão mais nova, creio que a 2.0. O meu veio com o Android 1.6). Talvez seja pelo tablet não ser homologado pela Google, também não sei...

Terminei pesquisando por alternativas ao AppMarket e encontrei algumas curiosas. O SlideMe deu muito erro ao tentar instalar algumas aplicações, enquanto o AppsLib simplesmente não rodou aqui. Mas não é destes que vou falar hoje, mas de um repositório de aplicações para Android que oferece apenas Softwares Livres, o F-Droid. Apesar de ter pouquíssimos aplicativos, ele funcionou muito bem por aqui.

Para instalar, você tem que ir no site do projeto F-Droid e baixar o instalador (formato apk). Uma vez instalado, ele funciona de maneira similar ao AppMarket, mas não precisa de cadastro nem autenticação para uso, basta ir utilizando.

No F-Droid você encontra cliente VNC, SSH, programa para criptografia, leitor de código de barras, catálogo de livros, cliente Jabber, visualizadores de livros digitais, vários joguinhos mais simples, dentre outros aplicativos. Com a vantagem de todos serem livres! Vale a pena uma conferida!

A Wikipedia também oferece uma lista de softwares livres para Android.

Avalie: 
No votes yet

Comentar