CyanPack-Mirror: Use na Intranet!

Se você conhece o CyanPack, sabe que a navegação pelo conteúdo do DVD (a partir do Windows) é em páginas HTML. Isso torna bastante interessante a ideia de montar o arquivo ISO no servidor web da intranet no trabalho, não?

Isso vinha sendo feito na UFAL desde as primeiras edições do CyanPack (quando ainda era NTI-CD), mas de maneira manual: um link simbólico apontava para o arquivo de imagem mais novo, para evitar ter que ficar alterando muita coisa toda hora. Um comando de montagem montava o CyanPack dentro do nosso servidor web interno. A cada nova versão, bastava baixar o novo CyanPack, substituir o link simbólico e refazer a montagem (desmontar e montar).

Pois bem, a novidade é que agora automatizei o processo com um pacote debian. O pacote cria a estrutura e procura por versões novas do CyanPack. Se encontrar, ele já atualiza tudo! Assim, você pode usar essa mesma estratégia na sua própria empresa ou instituição, basta instalar o cyanpack-mirror e ele fará diariamente o processo todo. Se o servidor se chamar intranet.local, o endereço será http://intranet.local/cyanpack.

Quer ver como fica? O pacote está instalado e funcionando em http://leeloo.arapiraca.ufal.br/cyanpack. Se gostou do cyanpack-mirror, você pode baixá-lo no Sourceforge. Lembre-se apenas que ainda está em estado experimental (apesar de aparentemente funcionando muito bem) e é favor que me relatem qualquer erro encontrado.

Avalie: 
No votes yet

Comentar