A Arma Secreta

Sabe aqueles jogos de videogame 2D com fases e hierarquia de chefes? Sabe aquelas situações em que chegamos ao chefe final e simplesmente é impossível derrotá-lo porque não achamos uma arma secreta no meio do jogo?! (isso é bem idiota, por parte dos fabricantes de jogos) Não temos como vencer por não termos a arma, e não dá pra voltar por estarmos no chefe. Tem tutoriais que nos deixam assim...

Tutoriais deviam seguir o Método Ciêntifico. Mais precisamente, deveriam trazer instruções claras e sempre ser testados por quem não o elaborou antes de distribuídos.

Uma das formas de centralizar informações dos usuários (login e senha) em GNU/Linux é usando o serviço NIS. Quando precisei configurar o servidor NIS no trabalho, passei mais de uma semana tentando, por vários tutoriais, nos momentos em que podia. Configurava tudo corretamente, mas nada de funcionar. Só muito depois descobri que havia um arquivo etc/defaults/nis com uma opção dizendo se o NIS é servidor ou cliente. Nenhum daqueles tutoriais falava desse arquivo e só o achei em um tutorial em Inglês, depois de todas essas tentativas.

Recentemente, o problema foi com o CUPS, o servidor de impressão. Dessa vez, entretanto, problema na origem, não nos tutoriais.

Após uma atualização no Debian Etch, o CUPS mudou tanto que a sintaxe do arquivo de configuração mudou também. Pensei "Bom, vou colocar o arquivo novo fornecido pelos desenvolvedores e depois faço as modificações necessárias". A idéia era simples, só teve um problema: a opção "Port 631" não vem por padrão (e não, a "porta padrão" do CUPS não é ativada por omissão), nem ao menos como comentário! Demorou até a gente descobrir que era isso que estava faltando...

Pois é, então, lembrem-se sempre: tem coisas que os tutoriais não contam (e nem os comentários da configuração)...

Avalie: 
Average: 3 (1 vote)

Comentar