Aldemir, o Blogueiro

Esta é uma homenagem póstuma ao amigo Aldemir Silva, dividida em quatro partes. Selecionei alguns posts de seu blog e os apresento aqui, divididos por temática. Hoje, apresento o blogueiro Aldemir Silva.

Dia 23 de março eu publiquei um artigo questionando o mau uso de certos recursos (SEO) por alguns probloggers. O Aldemir já havia tratado do assunto em 9 de novembro. Infelizmente, por não ter uma memória de longo alcance, terminei não o citando na discussão. Não há muito o que acrescentar à discussão, as opiniões dele e minha convergiam.

Houve um polêmico caso ano passado, quando um vídeo de Daniela Cicarelli vazou no Youtube. A polêmica maior não foi esta, mas o fato de a envolvida ter tentado – e conseguido, ao menos por algum tempo – ordem judicial de bloqueio de acesso ao YouTube a partir do Brasil. Aldemir escreveu em 9 de janeiro deste ano 10 conclusões suas sobre o caso. Quem não leu ainda, leia: são conclusões interessantes.

Sobre probloggers, o Aldemir não parecia ter tanto interesse em se tornar um, mas em 15 de janeiro ele publicava que começava a colocar algumas propagandas pelo blog, do Google AdSense e do Buscapé, mais especificamente. Justificando a decisão, deixava claro seu interesse sim em deixar o Blogger e partir para uma plataforma como o Wordpress, usando um serviço de hospedagem, e para isso serviria o que fosse adquirido

Ele se preocupava muito com comunicação entre blogs, preocupação melhor detalhada em seu post Comunicação é a Alma do Blog, de 29 de janeiro. E em seu post de despedida, que ninguém sabia – nem mesmo ele - que seria seu último post: Como é sua comunicação com os leitores.

Aldemir também empregou alguns posts passando dicas interessantes de serviços que encontrava. Alguns que, em especial, achei interessantes, foram:

  • uma forma de criar favicons, dica muito útil para quem tem um blog ou site e quer um “ícone personalizado”;
  • um gerador de imagem de fita k-7, onde você digita um nome para o artista, o album e um subtítulo e o serviço gera uma espécie de montagem de fita k-7. Não é exatamente um serviço útil, mas é interessante;
  • um conversor de arquivos online chamado Media Convert. Este, em especial, já me foi útil diversas vezes. Precisa converter um vídeo de um formato estranho para MPG? Ele faz. De mp3 para OGG Vorbis? Ou o contrário? Faz. Converter aquele arquivo importante que você recebeu pelo e-mail acessado da lan-house e veio no formato do OpenOffice.org? Precisa converter para MS Word? Ele faz! É realmente um canivete suíço!
  • um “youtube das apresentações de slides”. Devo confessar que não dei muita importância para este serviço quando o Aldemir o indicou, em 22 de novembro do ano passado. Hoje, relendo, ele realmente me parece interessante e vou estudá-lo mais.
  • contador de links recebidos através do Technorati. Funciona como um trackback automático, mas restrito a blogs cadastrados no serviço internacional.

Aldemir era um cara muito ligado à blogosfera, acessava diversos blogs e sempre participava de discussões, ao contrário de mim, que sequer agüentei o tráfego da lista criada para a Blogosfera e saí com um mês de inscrito.

Se quiser conhecer os blogs que o Aldemir acessava, a lista está na nota de falecimento publicada pelo Doufer.

Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar