Adeus IaraJS

Chega um momento em que nos damos conta de que estamos andando na direção errada. Não que nossos pés mudaram a direção de uma hora para outra, mas nada é imutável. O cenário muda, e nós mudamos também. E quando nos tornamos prisioneiros de antigos costumes e projetos, o primeiro passo para nos libertarmos deles é percebermos sua real relevância.

IaraJS (http://iarajs.codigolivre.org.br) foi um projeto muito importante. Rendeu-me um Trabalho de Conclusão de Curso e uma boa experiência com JavaScript (como linguagem mesmo, não como fogos de artifício) e sobre webdesign e projeto. Mas o que no passado poderia ser uma idéia interessante hoje não é mais.

IaraJS era um projeto com personalidade. Não havia visto nenhum projeto parecido. Era como um sistema de criação de sites (quase um "CMS de nerd") inteiramente em JavaScript, baseado em componentes e com suporte a temas. Suas vantagens eram ótimas: layout padrão mais facilmente obtido, páginas enxutas (o que resulta em sites mais rápidos de serem carregados). O problema é que hoje essas vantagens são alcançadas com uso dos padrões web.

Claro, há diferenças... Se por um lado sites IaraJS não podem ser vistos em navegadores sem suporte a JavaScript, por outro a inclusão de elementos dinâmicos na página estava começando a ficar interessante, de modo que os elementos dinâmicos do layout seriam definidos no tema; o que não dá mesmo pra fazer com CSS... Mas é uma vantagem que não compensa.

Assim, IaraJS está oficialmente encerrado e no site do projeto coloquei um manifesto explicando os motivos. Outros projetos terminam hoje também:

  • IaraPHP - bindings IaraJS para PHP. Com eles era possível escrever páginas do IaraJS sem saber JavaScript, usando um conjunto de classes em PHP;
  • Platform for Iara - framework que pouco evoluiu da fase vaporware...
  • AngelBook - linguagem de formatação simples de usar e processar. Por que acabou? O simples de processar acaba limitando o simples de usar e hoje o que se procura são linguagens wiki-style...
  • QatarPP - portal pessoal que agregaria resumos RSS e apresentaria conteúdo feito em AngelBook.

Bom, estão mesmo encerrados. Agora os projetos de que participo (pelo menos nesses meses) são os três aí do lado (Power Box). Comentários?

Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar